Separamos 5 tendências de marketing digital que já fazem muito sucesso lá fora e que estão chegando com tudo aqui no Brasil. Confira!

 

Tendência 1: Pesquisa por Voz

Já imaginou que 50% das buscas online serão feitas por meio da pesquisa por voz? Essa é a estimativa da Comscore para o volume de pesquisas por voz para 2020.  

A pesquisa por voz não é novidade para ninguém. O que está mudando é a qualidade dos resultados obtidos (softwares de reconhecimento de voz cada vez mais robustos) e a recente chegada dos alto falantes inteligentes no Brasil. Sem falar que a pesquisa por voz é muito mais rápida! 

Amazon trouxe a tecnologia Alexa para o Brasil no final de 2019. Os dispositivos Echo já estão  adaptados para entender português nos sotaques de norte a sul do país e disponíveis na loja da Amazon.   

Os americanos já se renderam ao Alexa e a grande tendência é seguirmos esse mesmo caminho.   

E o que muda para o seu negócio?  

Se você tem um negócio local, invista no Google Meu Negócio. Quando alguém pesquisar por voz “padaria mais próxima de mim” é importante que o seu negócio apareça nos resultados. 

Aprimore o seu SEO para pesquisas por voz. Quando você faz uma pesquisa por escrito a tendência é digitar algo reduzido: “pão fermentação natural”. Na pesquisa de voz você deverá dizer “Onde posso comprar pão de fermentaçao natural?” Por isso, invista em palavras-chave de cauda longa, que possam se aproximar mais de como são feitas as pesquisas por voz. 

 

Tendência 2: Pesquisa Zero Clique 

Você sabia que mais de 60% de todas as pesquisas feitas no Google (pelo smartphone) não geram nenhum clique?? O que está acontecendo? 

Ao pesquisar um determinado assunto, surge nos resultados de busca do Google um pequeno texto que já te dá a resposta para o que você procura. Se essa resposta te satisfaz, você não faz nenhum clique certo? Isso se chama Pesquisa Zero Clique (em inglês é também chamado de Featured Snippets).  

Mas de onde esses pequenos trechos de texto saem? De páginas que explicam da melhor forma possível (e de forma suscinta) a resposta para a pergunta feita na pesquisa. E essas respostas aparecem na primeira posição de resultados. Um local que qualquer um deseja conquistar. 

Como você pode fazer para aparecer nesses resultados de busca? 

Crie páginas que contemplem as perguntas mais frequentes dos seus clientes sobre os produtos e serviços que você oferece e crie parágrafos curtos, mas completos, que respondam essa pergunta. Mire nas principais palavras-chave do seu negócio e acompanhe os resultados. 

 

Tendência 3: Crescimento do Telegram

WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais amado pelos brasileiros, mas será que ele manterá sua hegemonia em 2020 tendo o Telegram como seu principal concorrente? 

Quem já baixou e já começou a usar o Telegram diz que esse é um caminho sem volta, especialmente para quem utiliza esse aplicativo como canal complementar as redes sociais. 

Muitos infoprodutores já migraram seus diversos grupos de WhatsApp para apenas um único grupo (ou um canal) no Telegram. Só aí já temos uma vantagem inicial: enquanto no WhatsApp temos o limite de 256 participantes por grupo, no Telegram esse número é ilimitado! 

E as vantagens não param por aí: você pode criar enquetes, fixar postagens na barra superior, usar bots e o conteúdo compartilhado fica todo organizado por tipo: fotos e vídeos, arquivos, links e mensagens de voz. Os usuários podem ter acesso a conteúdos que foram publicados mesmo antes de ele entrar no canal. 

Além disso, o Telegram tem anunciado melhorias constantes que estão dando ao aplicativo uma vantagem competitiva alta frente ao WhatsApp. 

E o que vai fazer virar essa chave? A resposta é: número de usuários. É isso que faz do WhatsApp a ferramenta de comunicação instantânea mais usada no Brasil. Para que o Telegram ocupe o lugar do WhatsApp as massas precisam migrar. Você concorda? Qual é a sua aposta? 

 

Tendência 4: Pesquisa Visual 

Você vai para uma reunião em uma empresa e na recepção encontra uma luminária que você gostou. Você aponta a câmera do seu celular para a luminária e um aplicativo do seu celular já mostra o nome do produto, o preço e onde comprar. Ficção científica? Que nada. Lembro de ter visto essa tecnologia funcionando na China quando visitei a sede do Baidu (Google chinês) em Pequim em 2015.  

A pesquisa visual, como é chamada, já está disponível aqui no Brasil e deve crescer juntamente com a pesquisa por voz. (lembra da Tendência #1?) 

Lentes do Pinterest – Uma das redes sociais que mais valoriza imagens oferece uma ferramenta de busca visual sensacional. Você clica em uma imagem que você deseja ver um produto em especial. Clique na ferramenta de pesquisa (canto inferior direito) e abrirá um quadro que você pode redimensionar para destacar o objeto que deseja pesquisar. O Pinterest vai apresentar todos os produtos relacionados àquela imagem.  

Google Lens – uma ferramenta in-crí-vel utilizada para reconhecer objetos físicos e lugares, escanear textos e buscar produtos em lojas online, tudo a partir da câmera do seu celular! Isso acelera muito o processo de pesquisa do consumidor. O Google Lens consegue identificar mais de 1 bilhão de imagens e o aplicativo já ultrapassou a marca de 50 milhões de downloads. Agora imagine o seu cliente potencial encontrar o seu produto em algum local, escaneá-lo e já encontrar a sua loja virtual (ou física)?  

A pesquisa visual ainda está tímida no Brasil, mas tem tudo para se tornar uma das ferramentas mais utilizadas para busca de produtos. Você, empreendedor, precisa ficar ligado nessas mudanças para estar um pé à frente da concorrência. 

 

Tendência 5: Crescimento do TikTok

Já pensou se você pudesse voltar no tempo, entrar para o Instagram lá no início do lançamento da rede social e angariar dezenas de milhares de seguidores em questão de meses? Voltar no tempo você já sabe que não é possível, mas vou te dar um conselho: entre hoje mesmo para o TikTok e já garanta o seu lugar na rede social que mais cresce no mundo.  

Ao decidir falar sobre tendências de marketing digital em 2020, não poderia deixar de falar em redes sociais, especialmente com o rápido crescimento do TikTok. Só em 2019, o aplicativo ultrapassou 1,5 bilhão de downloads e já tem 500 milhões de seguidores ativos! Prepare-se pois o TikTok tem tudo para decolar no Brasil em 2020. 

TikTok é 100% baseada em vídeo e possui um formato de engajamento bastante único. Grande parte do conteúdo é focado em puro entretenimento e criatividade e muitas empresas estão no processo de desvendar como podem criar conteúdo que faça sentido para o seu cliente buscando desenvolver uma comunicação que privilegie esse aspecto mais descontraído, que faz parte do DNA do TikTok. 

E se o TikTok não for para o meu negócio? E se o TikTok não vingar? Acho que essas são perguntas bastante plausíveis, mas ainda não temos essa resposta pronta. Enquanto isso, o caminho está totalmente livre para os primeiros que entrarem e firmarem sua bandeira dentro da rede. Se eu fosse você não esperaria para ver, como muitos de nós fizemos com o Instagram.