Você já criou o seu curso online, já escolheu a plataforma de vendas e agora está buscando aprender mais sobre como vender o seu curso online? Nesse momento você se depara com um universo de informações e até algumas expressões técnicas que podem te deixar ainda mais em dúvida. Afinal, qual será o melhor caminho a seguir?

Já vou te adiantar que não vou te entregar uma resposta pronta, pois não acredito que ela exista (apesar de alguns ditos “gurus” insistirem que basta seguir a receita deles que tudo dará certo)!

O fundamental disso tudo é você entender quais são as estratégias mais utilizadas no mercado brasileiro e, com base nessas informações, você poderá fazer uma escolha mais acertada. Concorda? Então vamos lá.

 

Fórmula de Lançamento

Acredito que você já deve ter ouvido falar sobre a Fórmula de Lançamento e sobre Érico Rocha, que foi quem trouxe o método de vendas de Jeff Walker para o Brasil. A fórmula de lançamento, como o próprio nome já diz, é uma fórmula, ou seja, uma série de técnicas e passos que você deve seguir da forma como foi desenhado para obter os resultados prometidos.

A principal característica da fórmula de lançamento é gerar um pico de vendas durante um curso espaço de tempo. Mais precisamente, o objetivo é gerar uma receita de 6 dígitos (mais de R$100.000) em apenas 7 dias, o famoso 6 em 7. Nesse momento você deve estar se perguntando: se eu seguir essa metodologia vou atingir esse resultado? A resposta é: de uma massa de pessoas que já estudou e tentou implementar o método, poucas chegam a esses resultados, mas existem diversos casos de sucesso no mercado mostrando que a fórmula funciona.

Essa é a única forma de vender cursos online? Certamente não! Existem pelo menos mais 2 métodos bastante consolidados no mercado.

 

Funil Perpétuo

Ao contrário da Fórmula de Lançamento, o funil perpétuo é uma forma de vender o seu produto de forma constante o ano inteiro. Enquanto na Fórmula de Lançamento as vendas ocorrem apenas durante alguns dias (e o carrinho de compras é fechado no último dia da oferta) no funil perpétuo o carrinho de compras está sempre disponível para novas compras.

 

Mas cuidado! Nesse método não basta simplesmente colocar o produto à venda e achar que todos os dias entrará dinheiro na sua conta. Há diferentes estratégias que devem ser implementadas para que o gatilho mental que está ausente nessa metodologia (gatilho da escassez) seja compensado por outros gatilhos mentais que irão incentivar as vendas.

 

A principal estratégia por trás do funil perpétuo começa com uma análise da jornada do cliente para poder fazer a implementação de diferentes etapas de contato com o seu lead, levando-o aos diferentes estágios do funil para que ao final ele esteja preparado (e desejando muito) comprar o seu produto.

 

Método Meteórico

Lançado mais recentemente por Talles Quinderé durante um evento da Black Friday e já aplicado por diversos infoprodutores com sucesso, o método meteórico (ou Lançamento Meteórico), como o próprio nome explica, é um lançamento de uma mega oferta em um curtíssimo espaço de tempo. E o método possui uma característica diferente dos demais: o principal canal utilizado para a comunicação é o WhatsApp.

 

A dinâmica da campanha acontece dentro de vários grupos de WhatsApp (para que a estratégia gere resultados “meteóricos” você precisa de um bom número de leads e o WhatsApp possui um limite de 256 contatos por grupo.) Nesse método, a principal isca é a mega oferta, que em média gira entre 50 a 70% de desconto do preço oficial do seu produto. Além disso, o carrinho de compras fica aberto apenas por algumas horas!

 

“E qual é a estratégia de vendas ideal para o meu produto?”

Imagino que agora você deve estar se perguntando sobre isso. Em primeiro lugar, apesar de diversos casos de sucesso em todas as metodologias acima descritas, nada garante que o mesmo acontecerá durante o seu processo de vendas.

 

Autoridade digital

Para você obter uma ótima performance de vendas, um dos fatores que mais pesará é a sua autoridade digital. Há quanto tempo você está presente nas redes sociais e com que frequência você produz conteúdo para o seu público-alvo? Você se esforça para entregar aos seus seguidores o seu melhor conteúdo? Qual é a taxa de engajamento das suas postagens nas redes sociais? Você sabe o que os seus seguidores realmente querem receber de você? Os melhores resultados de vendas são geralmente de infoprodutores 100% comprometidos com um conteúdo nota 10, que engaja e atraia um número crescente de seguidores para as suas redes.

 

O segundo aspecto é analisar a sua concorrência. Como eles estão vendendo? A que preço? Quais estratégias de vendas estão utilizando? Você pode optar por seguir a mesma estratégia ou ainda definir uma estratégia diferente que poderá ser o diferencial competitivo que vai te fazer decolar.

 

Mais importante do que apenas seguir receitas de bolo que são oferecidas pelo mercado é olhar para o seu produto e para o seu público-alvo e traçar uma estratégia customizada, entendendo de que forma você gera mais valor para o seu cliente potencial e como você comunica esse valor para gerar vendas com consistência.

 

Por Luciane Baldo